Ministro da Agricultura vem abrir safra de cana

O ministro da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento, Roberto Rodrigues, estará no Paraná no próximo dia 1.º de março, em plena Quarta-Feira de Cinzas, para presidir o evento de abertura da safra sucroalcooleira na região Centro-Sul do País, ciclo 2006/07.

A abertura da safra 2006/07 no Centro-Sul está sendo organizada pela Alcopar (Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná) com o apoio de várias outras entidades representativas do setor sucroalcooleiro, entre elas a Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo). Além do ministro, estarão presentes autoridades estaduais e municipais, lideranças do setor, dirigentes de usinas e destilarias e produtores.

Várias outras usinas do Paraná e do Mato Grosso do Sul vão começar o processamento de cana nas primeiras semanas de março.

No ano passado, por causa da seca, o Paraná – segundo maior produtor nacional – colheu 26,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, contra 29,5 milhões do ciclo anterior. A expectativa para este ano é que as 27 unidades produtoras colham cerca de 35 milhões de toneladas.

Destilaria Cocamar

Prevendo esmagar 900 mil toneladas de cana-de-açúcar este ano, contra 730 mil do ciclo anterior, a Destilaria Cocamar, situada no município de São Tomé, Noroeste do Paraná, pretende dar um salto na produção de álcool. A previsão é chegar a 72 milhões de litros, 22% a mais que os 56,478 milhões da safra 2005/06.

A operação industrial será disparada no próximo dia 1.º de março, em plena Quarta-Feira de Cinzas, mas o corte da cana começa antes, dia 27. Desta vez, são 12 mil hectares de matéria-prima, mil a mais que na safra passada.

Primeira unidade produtora de álcool do País a entrar em funcionamento no período 2006/07, a Destilaria Cocamar receberá, naquele mesmo dia, a visita do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e das principais lideranças do setor, para um evento de abertura da safra sucroalcooleira no Centro-Sul, previsto para as 15h.

A Cocamar informa que não está antecipando a safra, apenas iniciando sua operação normal, o que, há três anos, é feito nos primeiros dias de março. O setor prometeu ao governo, há algumas semanas, que adiantaria a produção de álcool para o começo de março, visando a suprir o mercado com 850 milhões de litros em abril para garantir o abastecimento. No Paraná e Mato Grosso do Sul, várias outras unidades devem entrar em operação no próximo mês.

A destilaria recebeu investimentos que aumentaram a capacidade de moagem de 800 mil toneladas para 900 mil. A moenda passou por adequações que ampliaram a capacidade diária de 4,2 mil toneladas para 4,8 mil.

Voltar ao topo