Ministério Público Federal denuncia mais 44 envolvidos na Operação Hidra

A Procuradoria da República no Paraná divulgou nota na tarde desta quarta-feira informando que o Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra 44 pessoas de uma quadrilha de contrabandistas que agia no Paraná, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

Eles faziam parte do esquema desmontado no mês maio com a Operação Hidra, a maior do gênero já realizada no país. Os evolvidos são acusados de vários crimes, entre os quais estelionato, falsidade ideológica e corrupção. De acordo com o Procurador da República em Maringá, Natalício Claro da Silva, dos denunciados, 42 estão presos, um foragido e um em liberdade. Nos próximos dias, o MPF vai denunciar os demais membros da organização criminosa, num total de 42 pessoas (das quais 15 estão foragidas e 27 em liberdade).

A Operação Hidra foi realizada numa ação conjunta do MPF, da Polícia Federal e da Justiça Federal. Foram expedidos quase 100 mandados de prisão temporária e de bloqueio de contas correntes, além de 422 pedidos de apreensão de veículos, na maioria caminhões, que eram usados para o transporte de produtos contrabandeados, como artigos de informática, cigarros, eletro-eletrônicos, adubo, fertilizantes, pneus e medicamentos.

Toda a coordenação da operação Hidra foi centralizada em Maringá, apesar de ter sido necessário, conforme lembra o delegado, estruturar "redes de inteligência" em Maringá, Cuiabá, Campo Grande e São Paulo.

Voltar ao topo