Milhares de curitibanos fazem o teste em dia de moblização contra a aids

Milhares de pessoas estão indo a Unidades de Saúde de Curitiba neste sábado (8) para participar do Dia de Mobilização Contra a Aids e fazer testes rápidos de HIV. O prefeito em exercício e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, fez o teste às 10h30 na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças. Os jogadores de futebol Parral, do Paraná Clube, Keirrison, do Coritiba, e as triatletas Anne Fernandes e Célia Maria Ditzel também fizeram o teste na Ouvidor Pardinho. Até as 17h deste sábado (8), 26 Unidades de Saúde estarão abertas para atender a população.

"Fico feliz que as pessoas tenham colocado o exame entre as obrigações do fim de semana. Nossas unidades têm plenas condições de atender todos os que nos procurarem dentro do horário fixado para a campanha", disse Ducci. O jogador Parral, que está machucado, saiu da sessão de fisioterapia para fazer o exame e esperar pelo resultado. "É importante e todo mundo pode e deve fazer", disse o atleta. Keirrison, que também está se recuperando de uma lesão, foi à unidade pouco antes se apresentar no centro de treinamento do Coritiba. "Fico feliz de estar aqui porque entendo que campanhas como essa estão sendo feitas para ajudar muitas pessoas", disse ele.

Bem antes do horário de início da campanha, às 8h, muitos curitibanos começaram a procurar as Unidades de Saúde para fazer o teste. Nas unidades Campina do Siqueira e Santa Felicidade, já havia gente na fila antes das 5h. Dirigentes de organizações não-governamentais ligadas à prevenção da aids também compareceram. O vice-presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, José Luiz de Andrade Neto, e a secretária-executiva da entidade, Rosana Camargo, fizeram questão de cumprimentar Ducci pessoalmente. "É uma oportunidade muito especial também para Curitiba", disse Andrade, que também é consultor e membro da Comissão Assessora de Terapia Antiretroviral do Ministério da Saúde.

Voltar ao topo