Michel Temer indica que PMDB poderá ajudar governo em votações no Congresso

Brasília – Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir apoio do PMDB ao governo, o presidente do partido, Michel Temer (SP), afirmou que uma das formas de ajudar o governo é votando a favor de projetos considerados importantes pelo Executivo no Congresso Nacional. Temer também falou que na reunião desta quarta-feira (22) não foram discutidos cargos do partido dentro do governo.

?Você ter uma bancada que vote a favor dos projetos de governo, você está ajudando a governar. A seqüência disso pode ser a participação no ministério, mas isso hoje nós não reivindicamos, não postulamos, acho que pode ser num momento posterior e digo mais, por provocação do presidente [Lula], ele é quem vai verificar o que é mais importante para o seu governo?, disse em entrevista aos jornalistas no Palácio do Planalto.  

De acordo com Temer, se for o apoio ao governo for oficializado, a governabilidade não deverá ser prejudicada por seis senadores peemedebistas que ontem (21) anunciaram o ?não-alinhamento? a esse entendimento com o Executivo. Temer afirmou que o presidente está disposto a convidar o grupo para uma conversa. Ele adiantou que os senadores disseram reconhecer que ?a maioria do partido deseja essa integração? e, por isso, não farão ?nenhum movimento de oposição?.

O deputado disse que não quer mais fazer a divisão entre peemedebistas governistas e oposicionistas. ?Pelo menos do nosso Ângulo vamos evitar essa rotulação de governista, não governista?, afirmou. ?Acho que há uma interação do PMDB em busca de apoio a esses projetos [da agenda de coalizão]?, frisou.

Ao ser indagado se as eleições para a mesa da Câmara e do Senado, em fevereiro, poderia ser um entrave para a interação do PMDB com o governo, Temer disse que ?o futuro é quem vai dizer?. Ele adiantou que, na sua avaliação, nas Casas onde o PMDB tem maioria, ?não deve abrir mão da Presidência?. Segundo Temer, esse ponto não chegou a ser tratado na reunião com o presidente Lula.

Além de Temer, participaram do encontro o ex-governador Orestes Quércia (SP) e os deputados Moreira Franco (RJ), Tadeu Filippelli (DF) e Henrique Eduardo Alves (RN). À exceção de Moreira Franco, os demais peemedebistas integram a Executiva do partido.

Voltar ao topo