Mercosul precisa dos EUA para crescer, diz Gutierrez

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, afirmou que o Mercosul precisa pensar em comércio com os Estados Unidos e com a União Européia se realmente quiser crescer. "Se eles realmente quiserem crescer e expandir seu comércio, precisam pensar além dos quatro ou cinco países do bloco", disse Gutierrez, referindo-se ao Mercosul. "Nós aconselhamos o Mercosul a pensar sobre os Estados Unidos e a União Européia’" disse o secretário de Comércio durante conferência do Conselho das Américas no Departamento de Estado.

Gutierrez aproveitou para passar um recado ao Congresso americano: se os congressistas não aprovarem os tratados de livre comércio com Panamá, Peru e Colômbia, eles vão beneficiar países que não apóiam a democracia e o livre mercado, como a Venezuela. "Colômbia, Panamá e Peru são nossos aliados – a rejeição dos acordos de comércio trará não apenas conseqüências econômicas, mas também problemas para nossa política externa. Se o Congresso bloquear os acordos, vai criar oportunidades para os países do hemisfério que não compartilham de nossos valores democráticos", disse Gutierrez.

O secretário foi bastante crítico em relação às políticas adotadas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "Alguns acham que a nacionalização é o caminho para o futuro – mas eles estão apenas voltando a políticas que fracassaram no passado", disse Gutierrez. "Usando a bandeira de justiça social, estão adotando políticas que vão deixar todos mais pobres."

Voltar ao topo