Mercado de trabalho continuou melhorando em setembro, diz ata

Os diretores do Banco Central destacam na ata da reunião de novembro do Copom os efeitos da melhora da atividade econômica sobre o mercado de trabalho. São citados no documento, divulgado esta manhã, a queda na taxa de desemprego aberto de setembro, calculado pelo IBGE, bem como o aumento do emprego formal no País, apurado pelo Ministério do Trabalho.

Também é destaque na ata a mudança qualitativa verificada nas vendas feitas pelo setor de comércio. "Dada a forte expansão da atividade, em particular a seqüência expressiva de aumentos da produção industrial e das vendas desde o segundo semestre de 2003, um foco de preocupação do Copom em relação à dinâmica prospectiva da inflação centra-se no desempenho da oferta agregada", alertam os diretores.

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria em outubro, que chegou a 86,1% pelos cálculos da FGV, foi classificado como "sem precedentes", considerando a série histórica iniciada em 1990. "Bens de consumo final e de consumo intermediário, que já se encontravam em níveis elevados, experimentaram incremento adicional, enquanto os bens de capital apresentaram ligeiro declínio", destacam os diretores.

Voltar ao topo