Mercadante defende código de conduta para parlamentares

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), defendeu hoje a criação de um código de conduta para os parlamentares que compõem a base aliada do governo no Senado. A proposta que partiu do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), pode, segundo Mercadante, criar um pacto de convivência entre os parlamentares. ?Eu acho que tem de ter um pacto de convivência na base e as pessoas têm de ter muita responsabilidade pelos tipos de debates que promovem. Acho que é bem oportuna essa discussão e tenho certeza de que esse episódio vai ajudar com que a gente construa esse procedimento?.

O episódio mencionado pelo senador diz respeito às declarações do presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto, que compõe a base de apoio, de que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci ?não tem condições de tocar a economia do Brasil”.

Mercadante disse não acreditar que o comentário do deputado expresse a opinião da bancada do PL. ?Foi uma intervenção de natureza pessoal e o ministro Antonio Palocci conta com todo apoio da base de sustentação do governo. É um homem exemplar e os resultados da política econômica são expressivos e promissores?, destacou o Senador ao mencionar vitórias obtidas na política econômica como o recorde na safra agrícola no ano passado, o recorde no saldo de exportação, no saldo comercial e a queda da inflação. ?Eu tenho total confiança no governo. Aventuras em política econômica duram pouco. O importante é fazer uma política econômica sustentável?, observou acrescentando que a turbulência política dificulta parte da agenda do governo, que é importante para os investimentos avançarem.

O senador disse que existe uma definição clara do papel da base de sustentação. Mas o parlamento como o próprio nome diz, observa o parlamentar, é a palavra. ?O mandato é a palavra e as pessoas se sentem no direito de expressar suas posições. Não acredito que ele (Waldemar Costa Neto) expresse o sentimento da base de sustentação, tanto que não teve apoio de nenhum parlamentar ou líder de seu partido?, disse.

Voltar ao topo