Meirelles, sobre dólar a R$ 1,00 diz que câmbio é flutuante

Nem mesmo na Grécia o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, conseguiu escapar do debate sobre a valorização do real. Logo após encerrar sua palestra durante a Reunião de Primavera do Institute of International Finance (IIF), a primeira pergunta endereçada a ele por uma integrante da platéia foi justamente sobre o câmbio: ?Há gente no mercado que acha que a cotação do real em relação ao dólar vai chegar ao um para um (R$ 1,00). O que o senhor tem a falar sobre isso?? Um outro participante, acrescentou, em tom de brincadeira: ?E por favor, Meirelles, informe o dia em que isso vai acontecer.

Sorridente, Meirelles deu sua resposta padrão a esse tipo de questionamento. ?O Brasil tem um regime cambial flutuante e uma política de fortalecimento das reservas?, disse. Ele acrescentou no entanto, que ?no final do dia, nós somos um Banco Central com um regime de meta inflacionária, que busca o crescimento sustentável do País aliado a uma política fiscal prudente".

Meirelles esbanjou otimismo com as perspectivas da economia brasileira durante a palestra. ?O Brasil aproveitou o ambiente externo muito benigno para fortalecer suas contas e fundamentos, garantindo assim uma trajetória de crescimento econômico sustentável?, disse Meirelles a uma platéia de cerca de 300 representantes de bancos e fundos de investimentos.

Ele ressaltou a queda inflação e das expectativas inflacionárias no País. Em abril, observou, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses estava em 3%, bem abaixo do centro da meta inflacionária, de 4,5%. Em junho, acrescentou, a expectativa consensual dos mercados prevê que a inflação anualizada será de 3,8%. Segundo ele, a trajetória da inflação brasileira tem apresentado ?surpresas no lado positivo?.

Ele salientou também a queda da taxa Selic (juro básico da economia brasileira), hoje em 12,5% ao ano, observando que segundo a aposta consensual do mercado, a taxa deve atingir 10 75% ao ano em dezembro deste ano. Meirelles ressaltou que a taxa de juro real atingiu 7,4% em abril. ?E os juros reais no final longo da curva estão ligeiramente inferior a 6%, seu menor nível já registrado?.

O presidente do BC também enfatizou o forte desempenho da balança comercial brasileira. ?As importações estão se movendo para cima num ritmo muito forte por causa do crescimento econômico?, disse. ?Mas as exportações continuam fortes e consistentes.

Voltar ao topo