Marina nomeia interinos no Ibama e Instituto Chico Mendes

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que seu atual chefe de gabinete, Bazileu Alves Margarino Neto, assume interinamente, a partir de hoje, a presidência do Ibama. A ministra também anunciou que João Paulo Capobianco, atual secretário-executivo do Ministério, passa a assumir interinamente a presidência do Instituto Chico Mendes, de Conservação e Biodiversidade.

Ao apresentar os nomes, em entrevista coletiva, Marina Silva negou que a interinidade de Bazileu e Capobianco esteja relacionada com o choque político entre ela e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo Marina "tudo foi pensado e planejado". "Em hipótese alguma e em nenhum momento houve qualquer dificuldade de composição da equipe. Não há choque. Inclusive mandei ontem os nomes (dos interinos) para a Casa Civil e hoje já saiu no Diário Oficial. Está tudo sendo em tempo recorde", afirmou Marina.

Segundo ela, não ficou estabelecido prazo determinado para a interinidade de Capobianco e Bazileu, mas os três estabeleceram prazos pessoais para que façam a transição em até 90 dias.

Ao ser anunciado presidente do Ibama, Bazileu informou que ainda hoje pedirá ao consórcio formado pelo consórcio Odebrecht e Furnas novos esclarecimentos sobre os problemas detectados na região do Rio Madeira. Ele disse que não há prazo estabelecido pelo Ibama para que seja concedida licença ambiental para a construção das usinas de Santo Antonio e Jirau.

As hidrelétricas estão previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do presidente Lula, que tem reclamado da lentidão na liberação de concessões para as obras consideradas vitais para o desenvolvimento do País.

Voltar ao topo