Maradona volta ao Brasil, agora para jogar showbol

O astro argentino Diego Armando Maradona está de volta ao Brasil. Ele desembarcou na noite desta sexta-feira em Brasília, onde irá disputar um jogo espetáculo de showbol contra ex-jogadores da seleção brasileira neste sábado.

Maradona foi recebido por cerca de 100 torcedores no aeroporo. Cercado de seguranças, demonstrou enfado e não deu declarações.

Chamado "Desafio de Futebol Indoor Brasil-Argentina", o jogo será disputado neste sábado, dentro de um ginásio com um campo de grama sintética. A festa, promovida pela Secretaria de Esporte do Distrito Federal, tem entre seus organizadores os ex-jogadores Djalminha e Ricardo Rocha, entre outros.

A delegação argentina inclui, além de Maradona, Basualdo e Burruchaga. No lado brasileiro, participam Dunga, Zetti, Aldair, Bebeto, Müller, Careca e Júnior Baiano.

O showbol nasceu em 1969 com o nome de indoor soccer e foi idéia de um canadense, que queria ter a a magia do futebol aliada à velocidade do hóquei. A partida é divida em dois tempos de 25 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Os jogadores podem ser subsituídos com bola em jogo, a qualquer momento, sem consultar o árbitro. Basta que um jogador saia para outro entrar. A bola pode ser atrasada apenas uma vez para o goleiro antes de ultrapassar a linha do meio-do-campo. Na segunda vez que algum integrante do time atrasar a bola, o goleiro só poderá participar se não usar as mãos.

A última vez que Maradona esteve no Brasil acabou em confusão. No final do ano passado, ele veio participar de um jogo festivo organizado por Zico no Rio. Na hora de ir embora, o ex-jogador argentino perdeu seu vôo e, acusado de desacato à autoridade e destruição de um porta, ficou detido algumas horas no aeroporto.

Voltar ao topo