Mantega recebe diretora do FMI e se despede do Planejamento

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, recebeu há pouco a visita da diretora do Departamento Fiscal do Fundo Monetário Internacional (FMI), Tereza Ter-Minassian. Foi o último compromisso à frente da Pasta, já que assumirá a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em substituição ao economista Carlos Lessa. O cargo será ocupado interinamente pelo secretário-executivo Edson Machado.
O ex-ministro esteve no local apenas para receber a diretora do FMI, arrumar as gavetas e se despedir dos funcionários.

O encontro com a representante do FMI durou pouco mais de meia hora. À saída do ministério, Tereza Ter-Minassian ressaltou que fora apenas uma visita de cortesia, a exemplo da que fizera na véspera para o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, uma vez que autoridades econômicas do governo já manifestaram intenção de não renovar o acordo com o FMI.

A economista chegou ao ministério um pouco antes de Mantega, que se esquivou de falar aos repórteres que davam plantão na portaria. Ele disse que já havia falado tudo na véspera, mas diante da insistência sobre a repercussão interna, no governo, das demissões ocorridas nesta semana, afirmou que "perde-se alguns companheiros e amigos, mas a política econômica e social está mantida".

Voltar ao topo