Mantega pode acomodar outros ‘jogadores’ na sua equipe

O secretário do Tesouro Nacional, Tarcísio Godoy, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, poderão deixar a equipe econômica.

Depois que o ministro Guido Mantega deixou claro que vive o dilema de João Saldanha (?tenho mais craques do que vagas?) e decidiu encaixar o ex-ministro da Previdência Nelson Machado na sua equipe, o cargo de Godoy, que não chegou a ser confirmado no posto, pode acabar sendo requisitado para que Mantega possa acomodar outros ?jogadores?.

Além de Machado, Mantega quer acomodar o amigo e presidente do BNDES, Demian Fiocca, que deve perder a presidência do banco. No caso de Almeida, fontes do governo disseram que ele estaria insatisfeito e prestes a abandonar o barco. Mas o secretário, que, em entrevista, fez duras críticas à sobrevalorização do real e defendeu ações do governo para resolver o problema, disse que os boatos não procedem. ?Meu boné pertence ao ministro Guido Mantega. Se ele deixar, fico até o fim dos tempos. Não estou demissionário.?

Bernard Appy, que provavelmente será substituído por Machado na secretaria-executiva do ministério, poderá continuar na equipe de Mantega. Uma hipótese seria designá-lo como assessor especial do ministro para a reforma tributária, assunto ao qual ele tem se dedicado nos últimos anos. Outra possibilidade, com os rumores do pedido de demissão de Júlio Almeida, seria Appy voltar à Secretaria de Política Econômica, cargo que ocupou nos últimos meses da gestão do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e no início da gestão Mantega.

Voltar ao topo