Mantega afirma que com inflação controlada, juro continuará caindo

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que a taxa básica da economia, a Selic, continuará a cair nos próximos meses porque a inflação esta sob controle. "Os juros vão continuar a serem reduzidos nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), porque a inflação está absolutamente sob controle", disse ele, durante a apresentação de empresários do setor de turismo que participam do Fórum Panrotas, em São Paulo.

Mantega estacou que, no início do governo Lula, a Selic estava em 25% ao ano e que hoje encontra-se em 12,75%. Da mesma forma, ele salientou que a Taxa de juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6,50%, está em seu "menor patamar histórico".

O ministro afirmou também que o Brasil já entrou na rota de crescimento sustentado. "Não estamos falando de uma promessa, de um desejo do governo, mas, sim, da realidade", enfatizou, acrescentando que o PIB do quarto trimestre de 2006 apresentou expansão de 3,8% em relação a idêntico período de 2005 e que os números de vendas do varejo "começaram o ano muito bem".

De acordo com o IBGE, a expansão foi 8,5% em janeiro ante o mês mesmo de 2006. "O comércio está crescendo, o Brasil vai ocupando cada vai mais espaço no mercado internacional e os números de emprego e massa salarial estão melhores", enumerou. Mantega voltou a enfatizar que o avanço do PIB deste ano deve ser de 5%.

"O avião estava com uma série de problemas em 2003, quando assumimos o governo, mas nós conseguimos concertá-lo", disse. "A economia brasileira já decolou, está acelerando o crescimento e está se aproximando da velocidade do cruzeiro, que pra mim, é um PIB de 5%", acrescentou.

Voltar ao topo