Manifestantes protestam contra atuação da ONU no Líbano

Brasília – Integrantes do Comitê de Solidariedade do Povo Palestino e Libanês contra os Governos Imperialistas realizaram, no início da tarde desta quarta-feira (16), em Brasília, manifestação em frente ao prédio onde fica o escritório de representação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os protestos foram contra a intervenção da ONU no Líbano. ?A ONU tem tomado inúmeras atitudes tendenciosas com o estado de Israel. Inúmeras vezes resoluções que criticam Israel têm sido vetadas pelos Estados Unidos. A ONU não tem sido democrática em relação aos palestinos e libaneses como tem sido com Israel?, afirma o integrante do Comitê Faraj Ali.

Uma comissão formada por participantes da manifestação foi recebida pela coordenadora residente interina da ONU no Brasil, Cristina Montenegro. Ela se comprometeu a encaminhar o manifesto ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan. No documento, os manifestantes explicam as críticas à atuação da ONU no conflito. ?Não é possível entender a passividade das Nações Unidas diante de um quadro tão terrível quando ao que vem acontecendo no Líbano. Queremos mostrar o repúdio tanto de organizações pacifistas do Brasil, quanto da sociedade árabe brasileira?, explica outro integrante do Comitê, Bruno Santiago.

Cristina Montenegro disse que a Organização tem prestado ajuda humanitária, mas que algumas decisões requerem mais tempo. ?Nesse sentido [ajuda humanitária] a organização pode responder de forma muito rápida; no que diz respeito ao Conselho de Segurança isso requer um certo tempo para se criar um consenso sobre as decisões a serem tomadas?, afirma.

A estimativa da Polícia Militar é de que cerca de 50 pessoas participaram da manifestação, que reuniu também militantes de partidos políticos e de movimentos como a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

','').replace('

','') -->

Voltar ao topo