Mais de 300 famílias sem-teto invadem edifício em SP

Um total de 320 famílias sem-teto invadiram, na madrugada de hoje, o Edifício São Vito, tradicional prédio paulistano, no centro da capital paulista. A invasão foi realizada por integrantes de oito movimentos, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto da Região Central e o Movimento dos Sem Teto do Centro.

Policiais militares foram acionados minutos após a invasão e deram um prazo de meia hora para que as famílias desocupassem o edifício, que tem 26 andares e, de acordo com projeto da Prefeitura de São Paulo, será demolido. Como os invasores se negaram a sair, foram retirados à força. Bombas de efeito moral foram jogadas pelos policiais militares. Na confusão, algumas pessoas ficaram feridas nos braços e nas pernas, mas ninguém com gravidade.

Até às 3h30, das 320 famílias, apenas 70 ainda permaneciam no interior do São Vito. Segundo a coordenadoria dos movimentos envolvidos na invasão, esse tipo de ação será freqüente na capital, pois 1.250 famílias teriam perdido o benefício do Bolsa Aluguel, um valor que chegava até R$ 300, concedidos pela gestão Marta Suplicy para famílias de baixa renda. O contrato durou 30 meses e não foi renovado pela atual gestão.

Voltar ao topo