Luzes, cantatas e presépios farão de Curitiba a Capital do Natal

Cantatas, feiras especiais, luzes e música nas ruas e nas casas prometem transformar o Natal de Curitiba em um dos mais bonitos do país. A programação prevê mais de 100 eventos espalhados por toda a cidade a partir deste mês de novembro até o Dia de Reis, 06 de janeiro.

Um dos principais cenários será a XV de Novembro, transformada em Rua de Cristal, com iluminação diferenciada e animada pelos Cucos da Cidade, músicos e seus instrumentos de sopro tocando de hora em hora, simultaneamente, em sacadas, janelas, e varandas do calçadão. A Árvore de Natal de Curitiba será instalada também na Rua XV, no trecho entre a Avenida Marechal Floriano e Rua Dr. Muricy.

Diferentes pontos da cidade estarão integrados às comemorações que incluem Viagem com Música, nas estações-tubo, Estrela Guia, que vai iluminar as fachadas dos hotéis e a Estação de Natal, no ponto de partida da Litorina, da Serra Verde Express.

Com decoração exclusiva no final da avenida Silva Jardim, a Estação vai apresentar oficina de artesãos e corais em troca de doações pelos visitantes. A Torre Panorâmica, a Catedral Metropolitana e as Ruas da Cidadania também vão receber decoração especial.

O calendário de Natal da cidade inclui o já tradicional Coral do Palácio Avenida, prédio sede do Banco HSBC; o Concurso de Presépios Natalinos, no Shopping Estação, a Casa do Papai Noel da Havan, Festas de São Nicolau no Parque Tingui e no Bosque João Paulo II, Missa dos Nonnos na Casa Culpi, Grande Missa de Natal na Igreja matriz de Santa Felicidade, Chegada do Papai Noel no Shopping Estação, Feiras de Natal nas praças Osório, Generoso Marques e Tiradentes e a Casa do Papai Noel Escoteiro na avenida Sete de Setembro.

Com toda esta programação, o Natal em Curitiba se transformou tamjbém num produto turístico, graças à parceria da Prefeitura com o Curitiba Convention & Visitors Bureau, iniciativa privada e comunidade. O objetivo é atrair turistas à cidade nos meses de novembro e dezembro, contribuindo para um aumento na compra dos presentes de Natal, no movimento de hotéis, restaurantes e no comércio em geral.

“Queremos atrair visitantes que gostam do clima de natal para fazer de Curitiba uma referência nas festividades de final de ano. Com isso fortalecemos a cidade como um destino de visitantes e incrementamos o comércio local”, analisa a diretora de turismo da capital, Juliana Vosnika.

Em 2002, nos meses da programação de Natal na cidade, na rodoferroviária desembarcaram um total de 648.914 passageiros. No Aeroporto Internacional Afonso Pena, desembarcaram 194.802 passageiros. De acordo com o setor hoteleiro, houve um incremento da taxa de ocupação dos hotéis.

A Linha Natal, que percorre os principais pontos turísticos e natalinos, teve uma média de dez carros operando por dia, conduzindo um total de 7.062 passageiros por mês. O calendário oficial de Natal deste ano vai oferecer uma programação em Curitiba e também nos municípios da Região Metropolitana. Os principais atrativos recebem a Linha Natal com saídas de Curitiba, como aconteceu em 2003, nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais.

Para divulgação da campanha de natal deste ano, a diretoria de turismo planejou a confecção de uma linha de materiais promocionais como flyers, tótens, brindes, jornal com duas edições (uma em novembro e a segunda no início de dezembro), sites específicos e exibição em bus door.

A divulgação deste ano está sendo levada nas participações em feiras e workshops, como também, na semana passada no Salão da ABAV nacional, no Rio de Janeiro. Em novembro o Natal de Curitiba será apresentado no Festival de Turismo de Gramado, que acontece entre os dias 18 a 21.

Voltar ao topo