Lula volta afirmar que governo quer acesso universal aos serviços de saúde

Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que o governo quer garantir a todos os brasileiros o acesso a tratamento médico. "Eu não quero saber se a pessoa ganha R$ 10 mil por mês ou se não ganha nada. Quando a pessoa chega no médico, ela tem que ser tratada na mesma condição, com o mesmo carinho e tem de ter direito ao mesmo remédio", disse.

Lula lembrou de medidas do governo para permitir o acesso universal à saúde, como a Farmácia Popular, que vende remédio mais barato, e o medicamento fracionado, em que o cidadão compra a quantidade de remédio que necessita.

Hoje (17), na cidade de Ceres (GO), o presidente reabriu o hospital São Pio X, reformado com recursos do Ministério da Saúde, que investiu R$ 997,5 mil na obra. O hospital atende uma média mensal de seis mil pessoas por meio do convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O São Pio X é uma unidade filantrópica e aderiu ao Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, implementado em setembro de 2005. Com esse programa, os hospitais têm garantia de recursos extras, além do dinheiro proveniente dos atendimentos realizados pelo SUS.

Voltar ao topo