Lula vai propor aos países sul-americanos plano de combate à aftosa

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai propor aos países da América do Sul a execução de um plano de combate à febre aftosa. A proposta deverá ser apresentada em novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, aos ministros da agricultura do Cone Sul. "Não adianta um país erradicar se outro não erradica", disse o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Quanto às críticas do Paraguai de que o Brasil não teria informado o surgimento dos focos da doença no Mato Grosso do Sul, Rodrigues disse que o governo brasileiro notificou os países vizinhos sobre os casos no início do mês. Questionado se o governo estadual teria sido omisso no controle da doença, o ministro respondeu que o Mato Grosso do Sul vem "trabalhando junto" com o governo federal.

Os produtores rurais já estimam perdas de R$ 1 bilhão neste ano por causa dos 41 embargos impostos à importação da carne brasileira, conforme informações do ministro. Rodrigues ressaltou que missões do governo estão na União Européia e na Argentina para reverter as suspensões.

Voltar ao topo