Lula tem encontro reservado de 20 minutos com o papa

O papa Bento XVI chegou ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, cumprindo pontualmente o horário estabelecido pelo cerimonial, para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro deverá ter duração de cerca de 20 minutos. Logo depois, o governador José Serra e a primeira-dama do Estado, Mônica Serra, o núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e a embaixadora brasileira no Vaticano, Vera Machado, vão também ingressar na sala de encontro.

A saída de Bento XVI está prevista para às 11h40 e, antes de deixar o local, o papa vai carimbar e assinar um selo comemorativo produzido pelos Correios em celebração do sacerdote ao país.

Joseph Ratzinger aparentava tranqüilidade ao chegar e, cercado por seguranças, cardiais e bispos da Igreja Católica entrou diretamente no Bandeirantes, sem manter contato com a imprensa. Ele chegou num veículo Mercedez-Benz, sentado sozinho no banco de trás, acompanhado por um forte esquema de segurança. O papa foi recebido pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e pela primeira-dama, Mônica Serra, que o levou para o salão de despachos para o encontro com o Presidente da República e a primeira-dama Marisa Letícia.

Os jornalistas brasileiros e estrangeiros, num total de mais 200 veículos de comunicação, não têm acesso a parte interna do Palácio dos Bandeirantes e, segundo a organização do evento e integrantes do governo brasileiro, não haverá nenhum pronunciamento pois, segundo eles, trata de uma visita de "cortesia".

Voltar ao topo