Lula reitera empenho do Brasil na busca da paz no Oriente Médio

Pela primeira vez na história da Liga Árabe, um presidente latino-americano foi convidado a discursar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou, nesta terça-feira, que o Brasil está empenhado em participar do processo de paz no Oriente Médio e defendeu maior contribuição da Organização das Nações Unidas (ONU) para resolver as questões do Iraque ? ocupado pelas tropas de coalizão ? e da Palestina. Segundo Lula, o Brasil apóia a auto-determinação dos povos e a soberania das nações.

O presidente lembrou que tem defendido sempre soluções em organismos multilaterais e disse acreditar que os países em desenvolvimento podem fazer a diferença, buscando, por exemplo, caminhos políticos e comerciais diferenciados. Mesmo assim criticou a atual condição da ONU: ?Não é justo que alguns países tenham direito a muito e muitos países tenham direito a quase nada?.

Em seu discurso, Lula mencionou programas sociais conduzidos no Brasil, como o Fome Zero, o Programa Saúde da Família e o da Agricultura Familiar (Pronaf). E adiantou que a Líbia ? próximo país a ser visitado nesta viagem ? tem interesse em reabrir uma representação diplomática em Brasília.

Lula afirmou estar muito otimista com a reunião que será realizada no Brasil no próximo ano, envolvendo presidentes sul-americanos e dos 22 países da Liga Árabe.

Voltar ao topo