Lula reafirma que esporte deve ser uma política de Estado

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar hoje (13) que o esporte não pode ser fruto de um esforço individual do atleta ou de um clube. Qualquer que seja a prática esportiva, disse ele, o Estado brasileiro ?tem a obrigação de garantir que o esporte se transforme numa política nacional?. O presidente lembrou que ?o governo federal mandou para o Congresso Nacional a Lei de Incentivo ao Esporte, que esperamos que seja aprovada, e a lei que cria a Timemania?.

Lula participou nesta quinta feira, no Rio de Janeiro, da cerimônia comemorativa que dá início à contagem regressiva para a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Durante o evento, foi apresentado a mascote dos jogos e lançada uma promoção, em âmbito nacional, para que os brasileiros escolham o nome do personagem.

Os Jogos Pan-Americanos serão realizados de 13 a 29 de julho de 2007.

O presidente ressaltou a importância de o Brasil dar, a partir de agora, ?o melhor de si na realização deste evento para que, num futuro próximo, consiga trazer para cá outros eventos esportivos, de magnitude maior, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo?.

?Nós queremos provar que o Brasil pode fazer igual ou melhor do que qualquer país rico do mundo já fez. Mesmo sendo o Pan um momento esportivo menor do que uma Olimpíada, nós vamos provar que temos competência para fazer o melhor Pan-Americano já realizado em qualquer momento desde que foi criado?.

O presidente cobrou "uma fiscalização de lupa diária, para que um ano antes dos jogos possamos descobrir o que ainda não foi feito. Não terá efeito negativo maior para o Brasil do que ao chegar a data da realização do Pan a gente descobrir que alguma coisa não foi feita. Aí, o prefeito vai culpar o governador, o governador o presidente; e nós temos que nos dotar da responsabilidade, de entender que quem tem que ganhar os jogos Pan são 180 milhões de brasileiros, é o nosso país?.

Conforme divulgou a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, os investimentos do governo federal na preparação dos Jogos Pan-Americanos já somam R$ 1,3 bilhão, o que representa 50% do total de recursos a serem aplicados. Esses recursos estão sendo destinados à estrutura, equipamentos esportivos, qualificação de pessoal, promoção da imagem do Brasil, segurança e espaços de competição. Cerca de 2.200 operários trabalham no empreendimento.

Participarão dos jogos cerca de 5.500 atletas de 42 países, em 55 modalidades divididas em 34 esportes.

A infra-estrutura montada no Rio de Janeiro será utilizada também para a realização da 3ª edição dos Jogos Parapan-Americanos, que acontecem de 12 a 19 de agosto de 2007.

Voltar ao topo