Lula manterá política econômica em eventual segundo mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, que a política econômica de seu governo permanecerá a mesma, se for eleito para um segundo mandato. "A política econômica vai continuar, com a busca incessante de todos nós em fazer com que o juro continue caindo, as exportações continuem aumentando, os empregos, crescendo, e sobretudo, o PIB crescendo", declarou.

"Estamos determinados a fazer com que a economia cresça a patamares de 5% ou mais", disse presidente. Mas ele ressaltou que isso não pode ser feito "por Medida Provisória ou decreto-lei". Segundo Lula, a expansão depende da dinâmica da economia. Ele considerou "que as condições estão colocadas" para que isso ocorra.

Para Lula, nunca as condições foram tão favoráveis na combinação de fatores positivos. Ele disse que atualmente o crescimento econômico é simultâneo ao das exportações, importações, do mercado interno, dos superávits comercial e de conta corrente, geração de empregos, do aumento do salário mínimo e controle da inflação. "É o melhor dos mundos para que a gente dê um salto de qualidade", afirmou.

Com uma metáfora sobre futebol, Lula disse que o Brasil está como o Internacional (de Porto Alegre) "preparado para ganhar", numa referência à vitória do clube gaúcho sobre o São Paulo na Libertadores da América.

Voltar ao topo