Lula lança campanha em homenagem ao centenário do vôo do 14-Bis

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje (21) a campanha em homenagem ao centenário do vôo do avião 14-Bis de Santos Dumont, que será completado em 2006. Lula fez o lançamento durante as comemorações ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

O governo federal criou uma comissão interministerial, composta por 16 ministérios e coordenada pelo Ministério da Defesa, para organizar e analisar cerca de 150 eventos festivos do centenário como réplicas de balões e aviões de Santos Dumont e a doação de livros infantis sobre a história do Pai da Aviação aos estudantes da rede escolar pública e bibliotecas. Os primeiros exemplares foram entregues hoje pelo presidente Lula aos sobrinhos-tataranetos de Dumont.

"Já houve quem quisesse ter a primazia de ter inventado ao avião, tentando negar os feitos extraordinários de Santos Dumont. No próximo ano, iremos dedicar o ano inteiro de comemoração para que a gente possa fazer valer, não apenas aos brasileiros, mas ao mundo inteiro, quem é o Pai da Aviação. É um brasileiro chamado Santos Dumont, e o resto é apenas pretensão", disse Lula no lançamento da campanha.

Santos Dumont realizou o primeiro vôo com o 14-Bis no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, data em que se celebra oficialmente o Dia do Aviador. Na Base Aérea, civis e militares receberam a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, maior comenda da Aeronáutica, pelos serviços prestados ao país e à Força Aérea Brasileira (FAB). O senador Renan Calheiros e o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, foram condecorados.

Voltar ao topo