Lula justifica não ida a debate pelo nível da discussão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, disse estar convencido de que tomou a decisão correta ao não comparecer ao debate entre os candidatos a presidente, promovido ontem pela Rede Globo. "Foi bom porque o povo viu e assistiu ao nível do debate", declarou o presidente, numa tumultuada entrevista coletiva, concedida em frente ao portão de entrada da fábrica da Mercedes-Benz, no ABC paulista, onde realizou panfletagem.

Tratando de desqualificar seus adversários, Lula disse que, no encontro desta quinta-feira (28), os participantes "jogaram fora uma grande oportunidade". "Algum tempo atrás, eles diziam que só ataca e xinga quem não tem programa e eu lamento profundamente que eles tenham tido o comportamento que tiveram", argumentou. "Graças a Deus, vou terminar minha campanha sem citar o nome de nenhum adversário, nem para o bem, nem para o mal."

Indagado sobre o que mais havia marcado a campanha presidencial deste ano, o presidente respondeu que foi "o baixo nível" da campanha. "Acho que o baixo nível dos meus adversários", adicionou.

Lula da Silva destacou ainda a cobertura democrática que a imprensa brasileira desenvolveu durante a campanha presidencial deste ano. "A imprensa se democratizou na campanha", declarou o presidente.

Segundo Lula, com a realização dos debates e o acompanhamento da imprensa no dia-a-dia da campanha, nenhum dos concorrentes poderia se queixar da cobertura jornalística ou de falta de oportunidade para apresentar idéias e propostas. "Se eu tivesse metade da imprensa que todos tivemos, já teria ganho (a eleição presidencial) em 1989, e quem sabe, em 1994", opinou.

Voltar ao topo