Lula empossa Pedro Brito na Secretaria de Portos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou nesta terça-feira (15) o ministro Pedro Brito na Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. Em discurso, Lula cobrou uma gestão eficiente dos portos marítimos para tornar os produtos brasileiros mais competitivos no exterior. "É preciso resolver um problema crônico. O porto não pode ser uma partilha de partidos políticos e de pessoas que não têm competência para resolver os problemas" afirmou.

O presidente disse que se for o caso o governo vai abrir concorrência para empresas do exterior que atuam na área de operações de portos. Lula ressaltou ainda que o governo poderá demitir ou contratar funcionários na área. "Não existe ninguém que não possa ser mudado e colocaremos quantas pessoas forem necessárias para tornar os portos mais eficientes".

Em entrevista após a cerimônia de posse, o novo ministro Pedro Britto disse que pretende atuar com órgãos como Polícia Federal, Marinha, Anvisa e Ministério dos Transportes para cumprir as determinações do presidente. Ele disse que no caso da Polícia e da Receita Federal a nova secretaria poderá resolver o problema da corrupção nos portos. Pedro Brito observou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê um investimento de R$ 2,7 bilhões em infra-estrutura nos 12 principais portos do País que, segundo ele, precisam de dragagem de acesso e profundidade e melhoria nos acessos rodoviários e ferroviários. A nova secretaria conta com orçamento de R$ 700 milhões.

Voltar ao topo