Lula e Rosseto explicam medidas para agricultores atingidos pela seca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, comentaram hoje as ações desenvolvidas pelo governo para amenizar a situação dos agricultores atingidos pela seca na região sul do país.

Rosseto destacou as quatro medidas adotadas para ajudar os trabalhadores rurais que vivem no sul. Segundo ele, já está em operação o Seguro da Agricultura Familiar, que assegura financiamento aos produtores que sofreram prejuízos com a estiagem. ?Nos três estados do sul, são 460 mil agricultores que estão dentro desse programa", disse o ministro.

Miguel Rosseto explicou ainda que estão sendo prorrogados todos os financiamentos de investimentos e custeio do sistema Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), das cotas que deveriam ser pagas este ano. Segundo o ministro, o governo, reconhecendo o prejuízo dos agricultores, prorrogou para o final do contrato o pagamento que deveria ser feito agora. Outra medida importante relatada pelo ministro é a liberação de R$ 800 milhões para financiar as lavouras de inverno. "Nós estamos trabalhando para diminuir os prejuízos, mas pensando na retomada da produção", afirmou.

O governo, segundo Miguel Rosseto, já está dialogando com os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, para a criação de um fundo solidário, direcionado às famílias que não estão sendo beneficiadas pelas medidas adotadas. "Especialmente pelas famílias mais empobrecidas do nosso campo", disse.

Voltar ao topo