Lula e Bush discutem busca da paz mundial

O momento mais marcante do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi a discussão sobre a busca da paz no mundo. A opinião é do próprio presidente Lula que afirmou, durante balanço de seu encontro com Bush ocorrido na manhã de hoje na Casa Branca, ter a certeza da importância do Brasil no processo de paz mundial.

“O Brasil pode e deve ter papel importante na América do Sul. Mas não se consegue papel importante só com palavras. É preciso recuperar o tempo perdido e pensar um modelo de desenvolvimento para a América do Sul”, enfatizou Lula.

Contrariando as expectativas iniciais, a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) não foi a pauta principal do encontro. Segundo Lula, os dois chefes de Estado discutiram o tema, mas detalhes técnicos, como o fim dos subsídios aos produtos norte-americanos, foram mencionados de forma superficial.

Lula reiterou ao presidente norte-americano, porém, que os países desenvolvidos precisam oferecer mecanismos para que as nações mais pobres voltem a crescer. “Em discussões bilaterais entre dois países, não pode prevalecer interesses comerciais de nenhuma corporação, ou de nenhum setor econômico. É preciso prevalecer os interesses das duas nações. E eu estou convencido de que nós temos condições de quebrar todas as barreiras que existem, primeiro se tivermos paciência, segundo se tivermos perseverança”, disse Lula.

Voltar ao topo