Lula e Alckmin citam obras e Heloísa ataca ambos na TV

No programa eleitoral para presidente de hoje na TV, enquanto os candidatos Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) desfiaram um rosário de obras já realizadas, de outras tantas em curso e projetos de novas construções para justificar seus pedidos voto, Heloísa Helena (PSOL) aproveitou seu tempo no horário gratuito para atacar os dois. O petista argumentou que um dos principais motivos que o moveu a se candidatar à reeleição foi o de evitar a interrupção das inúmeras obras e programas de cunho social iniciados no seu governo.

Lula bateu na tecla de que conhece bem a máquina pública e que isso o credencia a montar uma boa equipe de auxiliares para um eventual segundo mandato. Ressaltou os seus programas de transferência de renda, o programa "Luz para Todos", que teria beneficiado mais de 700 mil famílias com energia elétrica e renda e o envolvimento de mais de 100 mil trabalhadores com o programa.

Entre outros feitos de seu governo, Lula também citou o pagamento antecipado da dívida brasileira com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o que teria reduzido, segundo ele, o volume de recursos direcionado ao pagamento de juros da dívida externa. Para o petista, a sua não-reeleição seria "o mesmo que jogar fora todos os esforços que já começam a dar resultados".

Geraldo Alckmin, com exceção de uma alfinetada que deu no petista, afirmando que quando "na sala ao lado há corrupção e que quem deveria ver faz de conta que não viu" é o dinheiro do povo que acaba sendo desviado da Educação, Saúde e Segurança, também preferiu se ater às obras feitas pelo seu governo em São Paulo. Na área econômica, criticou a alta carga tributária, que segundo ele é o que impede o crescimento sustentado da economia, com conseqüências danosas sobre o emprego.

Alckmin prometeu reduzir os impostos para elevar o volume de investimentos no País. "Comigo é menos impostos e mais investimentos. Conversa não enche barriga e não gera emprego", disse o candidato tucano. Se comprometeu também a levar para o resto do país o Banco do Povo, que em São Paulo já teria concedido crédito a uma taxa de juros de 1% ao mês a mais de 350 mil pessoas. As realizações de obras de saneamento básico, Metrô e moradias populares também não deixaram de aparecer no horário eleitoral do candidato do PSDB.

Com muito menos tempo de TV, a candidata Heloísa Helena aproveitou o seu horário para atacar seus dois principais oponentes. Usou uma imagem de Lula e Alckmin sorridentes em um carro aberto numa festa da Volkswagen e ironizou: "Lula e Alckmin sorriem na festa da mesma Volks que hoje demite seus empregados".

Voltar ao topo