Lula diz que sonha construir ‘Universidade do Mercosul’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta, em discurso na escola pública "República del Brasil", em Santiago, que tem o sonho de construir uma "Universidade do Mercosul". Ao lado da presidente do Chile, Michele Bachelet, e do ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad, Lula disse que considera muito importante o Programa de Desenvolvimento da Educação, que ele anunciou anteontem em Brasília.

"Temos o sonho, há algum tempo, de construir uma Universidade do Mercosul. Mas é pouco. É preciso criar várias universidades latino-americanas, onde os nossos jovens possam transitar pelo Continente (sic)", disse Lula a uma platéia de 450 estudantes da pré-escola ao segundo grau, que o saudaram cantando os hinos nacionais do Chile e do Brasil e agitando com entusiasmo bandeiras dos dois países.

"Se conseguirmos construir universidades em que jovens pobres oriundos de escolas públicas possam estudar, a América do Sul do viverá uma situação muito melhor", afirmou Lula. E, voltando-se para Bachelet, acrescentou: "Antes de concluir os mandatos, espero que possamos tornar realidade este plano. Nós somos o presente, e eles, o futuro.

Ao falar do Programa de Desenvolvimento da Educação, Lula disse que ele tem o objetivo de criar condições, no Brasil, "para que o ensino, desde ‘niños’ de três a quatro anos até a universidade possam receber educação de qualidade.

Lula disse que "falta alguma coisa, algo não está completo, como por exemplo, o intercâmbio dos estudantes." Ele deu como exemplo o intercâmbio entre Chile e Brasil, dizendo que praticamente não existe, pois ele se dá mais entre Brasil e Europa e Chile e Europa do que entre Chile e Brasil. Segundo o presidente brasileiro, a educação é que vai consolidar o processo de integração e permitir um intercâmbio maior entre os países na área de educação. "É isso que vai consolidar. Mas, certamente, a minha idade não me permitirá ver o que vai acontecer daqui a 30 anos.

Voltar ao topo