Lula diz que seu governo incomoda porque está realizando transferência de renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que seu governo "incomoda muita gente", tanto por conta de sua origem, quanto por causa dos programas sociais aplicados.

"Vocês pensam que eles não ficam incomodados porque eu estou aqui sem gravata? Porque tem um ritual, eu sou a negação do ritual histórico que foi criado neste país, mas não pela minha roupa, porque eu até me visto melhor do que muita gente, mas pela minha origem, de onde eu vim, isso é que faz a diferença".

De acordo com Lula, os programas de transferência de renda para os mais pobres do país, como o Bolsa-Família, são algumas ações que incomodam. Ele lembrou que o governo já liberou R$ 17 bilhões para esses programas. "É por isso que o Bolsa-Família incomoda: esse Lula está dando dinheiro para pobre. E nós ainda nem cumprimos aquilo que vamos cumprir. Eu acho que o dinheiro mais sagrado que o Estado pode designar é o que pode garantir a uma pessoa ter acesso à informação, ao trabalho, a comer. Isso nós vamos garantir".

Lula disse ainda que gostaria de ter empregos para dar, e não Bolsa-Família, mas que isso não acontece com "um passe de mágica". "Não tem nem príncipe encantado, nem fada para, com um toque, arrumar tudo que tem que arrumar, mas estamos fazendo aquilo que está ao nosso alcance e eu sei que tem gente incomodada", ressaltou.

O presidente fez um discurso de cerca de 50 minutos na abertura do Congresso da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Luziânia, Goiás.

Voltar ao topo