Lula diz que se eleito dobra investimento em pesquisa

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou hoje, em Londrina (PR), que, caso vença a eleição, dobrará os investimentos em pesquisa científica, que hoje consomem 1,09% do Produto Interno Bruto (PIB). ?Em meu governo?, disse, ?os investimentos em pesquisa científica terão 2% do PIB?. Lula fez esta afirmação ao visitar o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Lula criticou o presidente Fernando Henrique Cardoso, que, segundo ele, manteve inalterados nos últimos quatro anos os investimentos na área científica. O aumento dos investimentos neste setor é ?fundamental?, disse Lula, para que o País atinja a ?maturidade científica?. Lula admitiu, no entanto, que a proposta ainda é tímida, mas o programa do partido para o desenvolvimento da ciência é ?realista? e não pretende criar expectativas que possam vir a ser frustradas.

Lula encerrou em Londrina a visita de dois dias ao Paraná e tinha previsto para a noite de hoje um comício em apoio ao candidato a governador Padre Roque Zimmermann (PT).  Além da visita ao Iapar, Lula conheceu o programa da prefeitura local, que é administrada pelo PT, de atendimento a menores e adolescentes carentes e deu uma palestra para representantes de movimentos sociais.

A agricultura, disse Lula, merecerá atenção prioritária no eventual governo ?por sua capacidade de gerar emprego e renda?. A vitalidade da agricultura, disse, pode ser medida pelo superávit de US$ 18 bilhões que apresentou em 2001 e pelo potencial de crescimento que poderá ser obtido por meio do desenvolvimento científico e do aumento do valor agregado dos produtos agrícolas.

?O Brasil é o maior produtor mundial de café, tendo produzido no ano passado 45 milhões de sacas, enquanto a Alemanha, que não produz sequer uma saca, é o maior exportador de café solúvel?, exemplificou Lula.

Segundo ele, a agricultura é o ?pilar fundamental? para o desenvolvimento econômico do País. O programa dele para o setor prevê o incentivo à expansão das cooperativas de crédito e produção. ?O Brasil?, disse, ?é capitalista e, portanto, necessita de capital para voltar a crescer?.

Voltar ao topo