Lula diz que combater a fome é uma questão de sensibilidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ao participar hoje da cerimônia em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que combater a fome “é falar com o coração das pessoas. É falar com aquilo que o ser humano tem de mais sagrado, que é a sua sensibilidade. Não adianta ficar nervoso porque o presidente Bush (presidente dos Estados Unidos, George W. Bush) não concorda com este tipo de combate a fome. Não adianta ficar de cara feia. É preciso que a gente o convença disso?.

Lula destacou que não é possível resolver os problemas do mundo apenas com a sabedoria humana, mas é necessário usar também a emoção, e que sua política “é da solidariedade”.

Lula disse que aprendeu recentemente com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que “não é o dinheiro que faz a grande obra, são os bons projetos que fazem o dinheiro?. E citou o fato do governo ter conseguido arrecadar no ano passado mais de US$ 1 milhão com um grupo de empresários para desenvolver um projeto em Guiné-Bissau, na África.

O presidente disse que poucas vezes no país se viu um movimento que envolveu tanta solidariedade da sociedade como o programa Fome Zero. Ele afirmou que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) pode considerar o governo brasileiro como um parceiro no combate à fome.

Voltar ao topo