Lula critica os que acusam órgãos ambientais de impedir desenvolvimento do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje aqueles que acusam os órgãos de defesa do meio ambiente de impedirem o desenvolvimento do país. "No Brasil, a coisa mais fácil do mundo é alguém jogar a culpa em cima de uma coisa que não é feita por causa do Ibama ou do Ministério do Meio Ambiente, sem as pessoas se darem conta de que o ministério e o Ibama têm que cumprir a legislação existente, feita democraticamente pelo Congresso Nacional", afirmou.

Segundo Lula, cumprir a lei no país deixa as pessoas indignadas. "Alguns, se pudessem, desmatavam tudo; alguns se esquecem de olhar para as grandes regiões metropolitanas que já estão totalmente degradadas, por irresponsabilidade, há 50 anos, há 40 anos, e mesmo assim algumas pessoas resistem a que as coisas aconteçam da melhora forma possível, onde as pessoas possam cortar uma árvore para fazer um móvel, mas que isso seja dentro de critérios, de regras estabelecidas, de um processo de manejamento", disse.

O presidente fez as declarações ao participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de criação de cinco reservas extrativistas e uma de conservação no Pará.

Voltar ao topo