Lula convida PDT para integrar coalizão, afirma Lupi

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi (RJ), afirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou oficialmente o partido para fazer parte da coalizão de governo e do seu conselho político. Segundo ele, a reunião com os representantes do PDT esta manhã no Palácio do Planalto foi "um reencontro" de dois partidos que já andaram muito juntos no passado.

"Como diria Leonel Brizola (ex-presidente do PDT), reencontros são mais importantes do que o primeiro encontro. O presidente Lula colocou a necessidade de retomar o fio da história de alianças e quer o PDT fazendo parte das políticas públicas", disse Lupi, ao acrescentar que o presidente Lula quer trabalhar pela unidade dentro do PDT

Lupi afirmou que o convite de Lula será levado à Executiva do partido e à bancada no Congresso, mas, segundo ele, uma decisão só deve ocorrer em janeiro, quando se reunirá o Diretório Nacional da legenda. Ele demonstrou uma certa cautela em relação à decisão futura do partido, mas destacou que a bancada no Congresso é majoritariamente favorável ao ingresso no governo.

Segundo ele, não foram discutidos cargos em troca do apoio, e afirmou que houve uma mudança de métodos na negociação política feita pelo Planalto, que passou de ações isoladas para um movimento institucional. "O ser humano tem direito a evoluir, e o presidente aprendeu com os erros do passado. Houve uma mudança de métodos", disse. "Pela primeira vez, o presidente convidou o partido para conversar", acrescentou Lupi.

Voltar ao topo