Lula confirma Henrique Meirelles como novo presidente do BC

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva acaba de anunciar, na Granja do Torto, o nome de Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central. Henrique de Campos Meirelles tem 56 anos, é goiano e sua família é original da cidade de Anápolis. Deputado federal eleito pelo PSDB de Goiás, com expressiva votação, ele é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nessa mesma Universidade, obteve mestrado em Administração de Empresas, defendendo a tese “O Leasing no Brasil: proposta de uma estrutura financeira e contábil”, além de completar o Programa de Gerenciamento Avançado da Harvard Business School. Participou também de um programa específico para a área bancária desenvolvido pela “International Banking Summer School”, em Hamburgo (Alemanha).

Meirelles foi presidente do FleetBoston Global Bank e presidente mundial do BankBoston (desde outubro de 1996) até o ano passado, quando se aposentou da instituição e voltou a morar no Brasil. Anteriormente, presidiu o Banco de Boston no Brasil por 12 anos. Meirelles entrou na empresa em 1974, como gerente do Banco de Boston Leasing. Em 1978, tornou-se vice-presidente da instituição em São Paulo, e, em 1980 foi nomeado responsável pela área de marketing, crédito e operações. Em 1981, tornou-se presidente e gerente regional do banco no Brasil.

Em 1984, foi nomeado presente do BankBoston Corporation. Ele foi escolhido para ser presidente do FleetBoston’s Global and Wholesale Bank em outubro de 1999, após a junção do BankBoston com o Fleet Financial Group. Ficou então encarregado da supervisão dos negócios da empresa na Ásia e Europa, além da América Latina, onde a franquia mantém o nome de Banco de Boston.

Durante sua gestão como presidente do Banco de Boston mundial e do FleetBoston’s Global Bank, Meireloles liderou os esforços estratégicos da instituição no mercado metropolitano de Nova York como o executivo senior da região. Foi também membro da diretoria do FleetBoston Financial, da Raytheon Corporation, do Fundo de Investimentos da Cidade de Nova York, do Conservatório da Nova Inglaterra, do Instituto de Arte Conteporânea e Ação Internacional.

Também tornou-se membro do conselho do Sloan School of Management do MIT; da Harvard Business School Initiative on Global Corporate Governance; do Boston College Carroll School of Management; do Centro para Assuntos da América Latina da Universidade George Washington, da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos em Nova York e da Universidade Adolfo Ibañez, em Santiago do Chile.

Meirelles é o presidente fundador da Federação Latino Americana de Leasing, presidente emérito da seção brasileira da Associação Internacional de Bancos. Mesmo durante os anos em que morou em Boston, Meirelles continuou a presidir a Associação Viva o Centro (que visa restaurar e recuperar a região central de São Paulo) e a Fundação Projeto Travessia (entidade que busca tirar crianças da rua e reintegrá-las à sociedade). Ele também faz parte do comitê executivo do Conselho de Negócios Brasil -Estados Unidos e da Câmara de Comércio Americana em São Paulo.

Voltar ao topo