Lula apela a empresários brasileiros para investirem na África

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emendou hoje à leitura de seu discurso oficial um apelo aos empresários brasileiros que integram a missão brasileira à África para que invistam no país. ?Os empresários brasileiros precisam começar a adquirir a vocação de acreditar no futuro. Não queiram ser pequenos a vida inteira. Nós temos que sonhar maior?, disse Lula em palestra que encerrou as atividades da Missão Empresarial Brasileira em Moçambique, no início da tarde de hoje.

?É a quarta vez que eu vou dizer para os empresários brasileiros. Não tenham medo de virar empresas multinacionais?, completou Lula. Ele garantiu que seu governo dará todo o apoio necessário, por meio de suas instituições de fomento, às iniciativas do empresariado brasileiro na África. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já estendeu a possibilidade de financiamento para empreendimentos brasileiros em todos os países de língua portuguesa na África.

Lula alertou os empresários sobre a importância de serem pioneiros. “Vocês sabem que, em política de comércio exterior, quem chega primeiro tem mais chances?. Reafirmou que quer manter e aprimorar o comércio com parceiros históricos como União Européia, Estados Unidos e a recente aliança com a China, mas ressaltou que é preciso diversificar. No caso de Moçambique, o presidente lembrou que a parceria é importante não só para ajudar o país, mas também pela sua proximidade de novos mercados para produtos brasileiros.

O presidente comparou Moçambique ao Brasil do início do século XX, que, então, ?não era quase nada?, até que ?alguns investidores estrangeiros acreditaram, enfrentaram malária, enfrentaram todo tipo de adversidade, mas foram lá fazer suas ferrovias, suas pequenas hidrelétricas, suas pequenas empresas, até que se transformaram em grandes empresas, e o Brasil se transformou num grande país?. ?Moçambique está precisando de uma chance?, ressaltou Lula.

Voltar ao topo