Lula acredita que Alckmin será candidato a presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aposta no nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como o candidato do partido a presidente, em 2006.

"Parece-me que tudo caminha para o Alckmin", disse, em entrevista à Revista "Carta Capital". "Eu acho que mais que o Serra (José Serra, prefeito da capital paulista). Até porque o Serra pagaria um preço enorme por abandonar São Paulo, depois de um ano e quatro meses na Prefeitura."

Ao longo de toda a entrevista, Lula foi indagado sobre se será candidato à reeleição. Ele driblou todas as perguntas, dizendo que só tomará uma decisão em fevereiro ou março. Lula disse ter ressalvas ao mecanismo da reeleição, defendendo um único mandato por um período de tempo maior. No fim da entrevista, a revista voltou ao assunto e o presidente disse que a hipótese da reeleição implica "não vender a alma ao diabo" nas alianças políticas.

"Caso contrário, se ganhar, é vitória de Pirro, ganha e não governa. Então, eu medito muito, penso muito, para tomar essa decisão. Porque, na hora em que tomar, eu sei que é para ganhar; não tomaria a decisão para disputar. Sei que o PT estará mais fragilizado. A não ser que devolva aos acusadores as acusações que fizeram contra ele", disse.

Vitória pírrica ou de Pirro é uma expressão usada para exprimir um triunfo alcançado a elevado custo, virtualmente causador de danos irreparáveis. Esta expressão tem origem no general grego Pirro, que, tendo conseguido vitória na Batalha de Ásculo contra os romanos, com uma porção notável de perdas militares, ao receber as felicitações pelo êxito, teria afirmado com inquietação: "Mais uma vitória como esta, e estou perdido."

Voltar ao topo