Lula abre dias de descanso na praia de Inema, na Bahia

Em seu primeiro dia de descanso no litoral baiano após se reeleger e derrotar o "carlismo", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia aproveitaram o sol na manhã de hoje para tomar banho na praia de Inema, área privativa da Marinha, a 40 quilômetros do centro de Salvador. Ao chegar ontem à cidade, Lula disse ao aliado e governador eleito da Bahia, Jacques Wagner (PT), que precisava "sumir" até domingo.

A preferência de Lula pela Bahia para descansar depois da eleição não foi digerida pelo grupo do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), derrotado por Wagner na disputa estadual. O jornal "Correio da Bahia", da família de ACM, publicou hoje reportagem ironizando a permanência de Lula em Salvador durante o que chamou de "feriadão da preguiça" e do "ócio". A reportagem destacou que o avião presidencial chegou sem atraso à Base Aérea de Salvador na noite de ontem, enquanto "centenas de passageiros" esperaram "horas" para embarcar no aeroporto da cidade por causa da crise dos controladores de vôo.

As 19 viagens de Lula a Salvador nos três primeiros anos de governo à Bahia e os programas de transferência de renda no interior fizeram a diferença na eleição de outubro. Além de acabar com 16 anos de domínio de ACM, Lula conseguiu vencer o adversário Geraldo Alckmin (PSDB) em 415 dos 417 municípios do Estado no segundo turno. Foi na Bahia, precisamente em Juazeiro, que Lula deu a largada do segundo turno, com uma carreata e um comício ao lado de Wagner.

Por volta de 10 horas de hoje, quando começou a cair chuva, Lula Marisa e um grupo de parentes e amigos chegaram à praia de Inema, se abrigando debaixo de um sombreiro na areia. Assim que o tempo se abriu, o presidente e a mulher entraram no mar. Lula ainda fez alongamento na areia, brincou de futebol com Marisa e jogou vôlei com uma criança da comitiva dele. Lula usava sunga e Marisa, um maiô.

Voltar ao topo