Lula: a fome não leva nenhum povo à revolução, mas à submissão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, nesta cidade, maior participação dos líderes mundiais no combate à fome e à pobreza. Em discurso durante visita ao parlamento do Principado de Astúrias, no norte da Espanha, o presidente disse que os ?famintos? são hoje um problema social. Por isso, defendeu que a fome seja transformada em uma questão política. ?Apenas quando a fome se transforma em um problema político, nós prestamos atenção?, ressaltou.

Lula discursou para deputados e senadores do norte da Espanha e disse que chegou a pensar, no início de sua luta sindical, que a fome era uma espécie de ?castigo? bem aplicado para povos que não se empenhavam em lutar para sobreviver. Agora – garantiu – esse conceito se inverteu completamente. ?Depois descobri que a fome não leva nenhum povo à revolução, mas à submissao?, enfatizou.

O presidente admitu que a luta contra a fome não é fácil, especialmente no Brasil. Ele disse que assumiu essa responsabilidade e, por isso, o prêmio Príncipe de Astúrias que vai receber na noite de hoje pertence a todos os brasileiros que o elegeram presidente. ?Pensei: o que fazer com um prêmio desses? Depositar na minha conta e no dia seguinte ninguém mais lembrar do premiado? Por isso tomei a decisão de doá-lo e entreguei ao secretário-geral da ONU o cheque?, disse o presidente. Ele reiterou que o seu gesto deve ser seguido por outros governantes. ?Eles assumem compromisos com as metas do milênio e depois não sabem mais de nada?, criticou.

O primeiro chefe de estado brasileiro a receber o prêmio foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, agraciado em 2001. Contemplado este ano, o presidente Lula optou por doar a parte em dinheiro, US$ 55 mil, ao fundo mundial de combate à pobreza. A doação foi formalizada pelo presidente em setembro, durante visita à Assembléia Geral das Nações Unidas.

Na avaliação do presidente brasileiro, o século XXI deve ser dedicado ao combate das desigualdades sociais. ?É um desafio humanista, cristão, que todos devemos assumir. No Brasil, fazemos isso?, afirmou.

Lula recebeu de presente da presidente do Parlamento de Astúrias, María Jesús Alvarez González, um crucifixo com o símbolo do prêmio espanhol. A visita do presidente brasileiro ao parlamento foi um pedido pessoal do príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, que atrasou a foto oficial com os outros chefes de Estado em uma hora para que o presidente brasileiro pudesse visitar os parlamentares.

Voltar ao topo