Leilão de energia para consumidor livre tem forte demanda

O leilão de energia voltado para os consumidores livres, realizado nesta segunda-feira (11) pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), terminou com comercialização de 24 MW, a preços médios de R$ 105,17 por MW. De acordo com a Abrace, das 34 empresas participantes, 24 eram compradores e 10 ofertantes.

Segundo a entidade, a "elevada demanda, desproporcional à oferta endossa a realidade do mercado que pressupõe a dificuldade enfrentada pelos consumidores livres para comprar energia na quantidade suficiente de que precisam, com preços que justifiquem sua operação industrial". "A pouca energia disponível – aliada à instabilidade regulatória do setor, que cria uma atmosfera de incerteza – eleva os preços e afugenta os compradores", complementa a Abrace, em nota.

Um dos produtos disponíveis no leilão desta segunda-feira (11) apresentou um total de ofertas de compra de 500 MW. A de venda para o mesmo produto, no entanto, alcançou um total de 100 MW, o que acabou por inviabilizar a negociação.

"Os consumidores, que não podem pagar preços incompatíveis com a viabilidade de seus negócios, evidentemente continuarão tendo dificuldades para encontrar energia para suas operações e para seus novos investimentos de expansão?, afirmou na nota a diretora-executiva da entidade, Patrícia Arce. ?O leilão mostra claramente os problemas pelos quais passam esses agentes, para quem a energia é fator primordial para seus processos produtivos?, finalizou a executiva.

Voltar ao topo