Laranjeiras do Sul terá educandário

O governador Roberto Requião anunciou, nesta quarta-feira, em Laranjeira do Sul a construção do Centro de Sócio-Educação no município. O novo educandário vai atender crianças e adolescentes em conflito com a lei de toda região.

?Será um centro de recuperação diferente. As crianças sairão daqui com apoio de psicólogos para uma vida limpa e próxima da sua família?, afirmou.

Com 4.800 metros quadrados de construção, o centro de recuperação abrigará 70 jovens, sendo 40 em cumprimento de sentença e outros 30 para internação provisória de no máximo 45 dias. Assim, se houver ocupação total a cada 45 dias, o número de atendimento na unidade sobe para 240 ao ano.

A licitação para se conhecer a empresa construtora será aberta no dia 5 de outubro. A previsão de início dos serviços é para novembro e de término em maio do ano que vem. O custo será de R$ 7,5 milhões.

?Se estes recursos forem somados a todos os investimentos que o governo do Estado faz no município, nós teremos um repasse total de R$ 15 milhões. Mas o importante é que em nenhum momento qualquer liberação foi condicionada a um alinhamento partidária?, afirmou o prefeito Joanatas Felisberto da Silva (PDT).

As normas para construção do educandário seguirão o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, permitindo a implantação da nova proposta do Paraná para a recuperação das crianças e adolescentes infratores. ?Eles vão desenvolver diversas atividades, que vão motivá-los a buscar a própria reinserção na sociedade?, explica a presidente do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp), Thelma Alves de Oliveira.

Aumento de 50%

?Como a licitação será para a construção de cinco centros semelhantes, a capacidade de abrigo para crianças e adolescentes infratores no Paraná aumentará em mais de 50%?, disse ainda o governador. ?Serão 350 novas vagas, com as unidades Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e São José dos Pinhais?.

As instalações do Educandário São Francisco, em Piraquara, também serão reformadas. O sistema dispõe hoje de 351 vagas para cumprimento de sentença e 261 para internamento provisório (213 masculino e 48 feminino). As 351 vagas de sentença estão em Piraquara (150 no Educandário São Francisco e 17 em anexo da PCE), Foz do Iguaçu (83), Londrina (51), Fazenda Rio Grande (20) e na unidade feminina Joana Richa (30) em Curitiba.

Empregos

Para o funcionamento de cada uma dessas unidades serão contratados 94 funcionários entre educadores, assistentes socais, psicólogos e profissionais de saúde. Mas o número de emprego será maior, considerando a contratação de pessoas para os serviços de limpeza, vigilância e alimentação, em torno de 20.

Nos oito meses previstos para as obras serão gerados também empregos temporários na construção civil, em número aproximado de 300 trabalhadores em cada unidade. ?Eu gostaria que todos os funcionários fossem do município, mas como as vagas também estarão abertas para pessoas de outros municípios é importante lembrar que mesmo aqueles que vierem de fora gastarão seu salário em Laranjeiras?, salientou Requião.

Voltar ao topo