Justiça vai investigar contas de campanhas do PT no Paraná

  Arquivo / O Estado
Arquivo / O Estado

A decisão foi tomada a pedido do deputado Max Rosenmann com o objetivo de esclarecer se o caixa dois foi usado
pelas campanhas petistas.

Londrina – O juiz eleitoral Renato Andrade determinou que sejam investigadas as contas das campanhas do PT em 2004 nas quatro principais cidades do Paraná.

A decisão foi tomada a pedido do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR). A resolução, segundo Rosenmann – cujo partido é aliado ao PT no Estado -, permitirá que se esclareça se o caixa dois foi, efetivamente, usado pelos petistas paranaenses.

Ele baseou o pedido na admissão, feita pelo ex-secretário nacional de Finanças e Planejamento da legenda Delúbio Soares à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, de que a sigla enviou recursos "não-contabilizados" aos diretórios estaduais para financiar a campanha de 2004.

Dos quatro municípios citados – Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Londrina -, a agremiação somente saiu vitoriosa no último, reelegendo o prefeito Nedson Micheleti. O PT londrinense é investigado desde julho pela Justiça Eleitoral e Polícia Federal (PF) porque a ex-assessora financeira da campanha do partido Soraya Garcia denunciou a existência do caixa dois.

Segundo Soraya, a legenda contabilizou despesas de R$ 1 3 milhão, mas gastou R$ 6,5 milhões. O presidente da sigla no Paraná, deputado estadual André Vargas, afirmou que a agremiação "não tem temor nenhum da apuração" e que a suspeita do deputado do PMDB do Paraná é "infundada".

Voltar ao topo