Juan não crê em trama contra o Brasil

Fabrice Coffrini/AFP

O zagueiro Juan, titular da seleção brasileira, afirmou nesta sexta-feira que a equipe não teme uma suposta teoria da conspiração, que impediria o título do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, já que o país será o anfitrião do próximo Mundial, em 2014.

¨A gente não conversou sobre isso. Tivemos uma reunião com um árbitro (o argentino Horacio Elizondo, no dia 3 de junho), como sempre acontece nas grandes competições. Ele passou para a gente que os árbitros serão muito rigorosos em alguns pontos, principalmente com a lealdade em jogo¨, disse.

¨O Brasil não é uma seleção pequena que pode ser roubada escandalosamente e ninguém vai falar nada. Com certeza vamos ter que jogar muito para sermos campeões, porque a gente sabe da dificuldade dos times que vão enfrentar o Brasil, mas a gente não tem medo de arbitragem¨, completou.

Na entrevista concedida no Randpark Golf Club, que fica ao lado do hotel da seleção em Johannesburgo, o zagueiro da Roma destacou ainda que o Mundial será decidido apenas com o futebol.

Ao ser lembrado que a defesa do Brasil é uma das mais elogiadas do mundo, especialmente a zaga formada por ele e Lúcio, ressaltou que um time equilibrado é fundamental para o título.

¨Espero que seja a Copa do Brasil. A gente já viu que só defesa não ganha Copa, só ataque também não ganha Copa. Então temos que ter um time equilibrado, para tanto defender bem, como atacar e fazer os gols¨, disse.

O zagueiro ressaltou ainda que vai jogar a Copa como se fosse a última da carreira, porque nenhum jogador sabe se estará na próxima, já que a competição no Brasil por uma vaga na seleção é muito grande.

Também afirmou que os jogadores seguem uma programação estabelecida pela comissão técnica e que assistirão aos jogos da Copa se for possível. Nesta sexta-feira, por exemplo, o treino da tarde da seleção está marcado para as 16h (11h do Brasil), mesmo horário da partida de abertura do Mundial, entre África do Sul e México.

O camisa 4 da equipe de Dunga explicou ainda que, durante as conversas, os jogadores falam principalmente sobre o Brasil, e não sobre os adversários ou prováveis rivais em outras fases da Copa. Para ele, o foco dos 23 convocados por Dunga é apenas a conquista do hexacampeonato.

Juan também admitiu um pouco de ansiedade dos jogadores antes da estreia, no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte, pois, segundo ele, todos estão na expectativa para colocar em prática o que estão acostumados a fazer: jogar futebol.

Após a estreia contra os norte-coreanos, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim no dia 20 de junho, também em Johannesburgo, e Portugal, cinco dias depois, na cidade de Durban.