José Sarney pede mais espaço para PMDB dentro do governo

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu hoje que o PMDB tenha um espaço maior dentro do governo. "Acho que o partido tem que ter um espaço maior dentro do governo, porque, realmente, o PMDB é um partido de uma dimensão e muito importante para governabilidade do país", declarou.

Sarney observou, porém, que é contrário à convenção que o partido realizará no dia 12 de dezembro para decidir sobre a permanência do PDMB na base de sustentação política do governo. "Esta convocação para tratar de assunto de rompimento com o governo não tem sentido, porque é um gesto pessoal do presidente [deputado Michel Temer]", destacou o parlamentar.

Segundo ele, a maioria da comissão executiva e as 17 comissões regionais estão, junto com as bancadas do PMDB na Câmara dos Deputados e no Senado, contrários à convocação da convenção. "Evidentemente o pensamento do presidente Michel não expressa o pensamento do partido, ao contrário é um pensamento divergente da maioria do partido", explicou.

Sarney participou hoje de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, junto com o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP). De acordo com o senador, o presidente Lula expôs as dificuldades orçamentárias do governo para que e que os congressistas tomassem conhecimento da situação e a levasse em consideração durante a votação do orçamento.

Voltar ao topo