Irmão de Genoino demite assessor preso com dólares em São Paulo

São Paulo (AE)- O deputado estadual e líder do PT na Assembléia Legislativa do Ceará, José Nobre Guimarães, determinou hoje a exoneração imediata do cargo de seu assessor parlamentar José Adalberto Vieira da Silva, preso ontem pela Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando tentava embarcar para Fortaleza com R$ 209 mil numa valise e US$ 100 mil na cueca. A informação é da assessoria de imprensa do PT.

Segundo nota oficial divulgada hoje, durante a reunião do Diretório Nacional do partido em São Paulo, o deputado cearense reitera que não tinha conhecimento da passagem de seu assessor pela capital paulista, nem de suas atividades fora do gabinete, no qual tinha apenas funções políticas. Guimarães é irmão do ex-presidente do PT, José Genoino.

A presidente do PT no Ceará, Sonia Braga, convocou reunião da executiva estadual do partido para segunda-feira quando irá propor o afastamento imediato de José Adalberto Vieira da Silva, da secretaria de organização do PT.

Cargo burocrático – Vieira da Silva começou sua militância política nos movimentos eclesiais de base. Veio com Nobre Guimarães do antigo Partido Revolucionário Comunista (PRC) entrando no PT em meados da década de 80. Filiou-se pelo município de Aracati. Em 2002, mudou-se para Fortaleza, quando foi levado à secretaria de organização e passou ao primeiro escalão petista no Estado.

No PT, tem um cargo burocrático que lhe obriga a acompanhar os diretórios municipais, resolvendo impasses de caráter político. Ele era responsável por receber as fichas de filiação partidária dos diretórios municipais, organizá-las e encaminhá-las para o diretório nacional. Também era dele a função de ordenar as mudanças nas composições do diretório do partido no Estado, além de organizar a pauta da executiva estadual.

Voltar ao topo