Ipen anuncia projeto do “Vale do Silício” brasileiro

O diretor de Administração do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), Edson Roman, anunciou na sede do instituto, na Cidade Universitária, em São Paulo, o projeto de criação do maior parque tecnológico do País. Os pesquisadores já se referem a ele como uma espécie de Vale do Silício brasileiro, em referência à região na Califórnia, nos Estados Unidos, marcada pela concentração de empresas na área de informática.

O bairro do Butantã, onde fica o principal campus da USP (Universidade de São Paulo), e regiões vizinhas na zona oeste paulistana são os alvos dos pesquisadores, que querem estender para a cidade a estrutura em desenvolvimento no Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas), órgão do Ipen que já abrigou temporariamente mais de 100 microempresas com tecnologia de ponta.

A primeira fase desse projeto é a construção do São Paulo ParqTec, na Cidade Universitária, na sede do Ipen, em área de 20 mil metros quadrados. Serão 40 módulos empresariais, com cerca de 100 metros quadrados cada um. Esse prédio deverá estar pronto em 2003, com verba de R$ 2,6 milhões dividida pela metade entre a Finep, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Voltar ao topo