Ipea lança novo boletim de análise do setor industrial brasileiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) terá, a partir de agora, parceria da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na produção de um boletim mensal de análise do setor industrial. A publicação, que será divulgada todo dia 9, mostrará dados sobre a evolução da indústria brasileira em termos de comércio exterior, nível de emprego e investimento externo.

O Boletim de Conjuntura Industrial, que vai também acompanhar a política industrial, pretende ser um instrumento rápido de análise do que acontece a curto prazo no setor. O informativo contará com dados de 49 parceiros.

Quanto à análise conjuntural, o boletim de lançamento, apresentado ontem (11), compara a situação da indústria no mês de setembro à de agosto e à do ano anterior, mostrando dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior.

A análise mostra que, em setembro, houve desaceleração do ritmo de crescimento da indústria em comparação com o ano anterior. Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da ABDI, Mário Salerno, os setores de bens de capital e da construção civil foram os destaques positivos. "Houve um desempenho de setores de bens de capital, tanto da produção interna quanto de importação. Isso sugere que está havendo investimento maior", afirmou.

Um item que vem inovar na produção deste boletim, desde 1997 feito apenas pelo Ipea, é o que trata da política industrial. No primeiro número, a Medida Provisória 255, a MP do Bem, foi a escolhida. Segundo Salerno, primeiro, pelo fato de ter acabado de virar lei; depois, por apresentar instrumentos que favorecem o desempenho da indústria e o poder de competição.

"Esse é também o principal mecanismo de incentivo à inovação, o que tende a mudar o perfil competitivo da indústria brasileira para um patamar superior. Por exemplo, quanto aos incentivos sobre o Imposto de Renda e a Contribuição Social do Lucro Líquido, permitindo que as empresas reduzam as parcelas de pagamento", afirmou.

O novo boletim será disponibilizado na internet, no site www.ipea.gov.br.

Voltar ao topo