IPC-S registra variação de 1,28% e supera o anterior

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) calculado com base nos preços do varejo, coletados entre os dias 9 de março a 8 de abril deste ano, registrou variação de 1,28%, superando o IPC-S anterior em 0,03 ponto percentual.

O economista Salomão Quadros, da FGV, esclarece que a aceleração foi menor que a captada pelo índice de 2 de abril, de 0,23 ponto percentual. Das sete classes de despesas, Habitação e Transportes mostraram desacelerações de 0,20 e 0,23 ponto percentual, respectivamente. O grupo Alimentação continuou pressionando a inflação, com variação de 2,43%, revelando influências mais fortes de produtos atingidos por perdas nas safras, como por exemplo, o tomate (47,12%).

A alta dos preços dos medicamentos, de 8,63% no final de fevereiro, seguiu pressionando o grupo Saúde e Cuidados Pessoais, que subiu 2,15%. Das 12 capitais pesquisadas, nove apresentaram elevação de preços no varejo, sendo a maior aceleração observada em Fortaleza, com aumento de 0,37 ponto percentual. Porto Alegre registrou a taxa máxima no período pesquisado (1,79%), enquanto a mínima (1,00%) foi apurada em Curitiba.

Voltar ao topo