Invasão ao Irã será seguida de reação, avisa aiatolá

Caso os Estados Unidos promovam uma ação militar contra o Irã, a república islâmica responderá com ataques a alvos americanos em todo o mundo, alertou hoje o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. Num discurso a comandantes da força aérea iraniana, Khamenei disse: "O inimigo sabe muito bem que qualquer invasão será seguida de uma ampla reação contra os invasores e contra seus interesses em todo o mundo".

Líderes iranianos costumam alertar para duras respostas a um eventual ataque americano. A declaração do aiatolá vem à tona em um momento de muita tensão entre Teerã e Washington. O governo americano acusa o Irã de tentar interferir no Iraque e lança suspeitas sobre os objetivos declaradamente civis do programa nuclear civil conduzido por Teerã.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ordenou aos soldados americanos que ajam contra iranianos suspeitos de colaborar com a insurgência iraquiana e enviou um novo porta-aviões ao Golfo Pérsico como forma de alerta ao Irã.

"Muita gente diz que o presidente americano não é muito propenso a calcular as conseqüências de seus atos, mas é possível transmitir sabedoria a esse tipo de pessoa", prosseguiu Khamenei. "Os formuladores de política e analistas dos Estados Unidos sabem que a nação iraniana não permitirá que uma invasão fique sem resposta", concluiu o aiatolá.

Voltar ao topo