Internet oferece ensino jurídico à distância

Já se acha disponível no site www.ielf.com.br nosso Curso de Direito penal on-line. E-learning, ensino à distância, learning-doing, ensino virtual, ensino pela internet, ensino pela web, ensino on-line etc. Não importa o nome, senão o conteúdo e o significado do que cada palavra quer (e pode) exprimir. E-learning ou ensino pela internet é a mais recente, inovadora e revolucionária forma de ensinar e aprender aquilo a que nos propomos em nossa vida.

Que a internet seja um veículo adicional (hoje já absolutamente imprescindível) no processo de educação ninguém contesta. Resta saber, entretanto, quais benefícios concretos podemos dela extrair.

Algumas vantagens do processo de aprendizagem pela internet são desde logo incontestáveis: atende o ritmo do aluno, facilita a disseminação de conhecimentos, proporciona aprimoramento de habilidades e capacidades, permite a reciclagem profissional, conta com horários flexibilizados etc. E tudo isso por um custo muito baixo.

Mas ensino pela internet, de qualquer maneira, não é só tecnologia. É pedagogia, psicologia, comunicação social e tecnologia. A soma de todos esses ingredientes tende a produzir um bom produto final, sobretudo quando se consegue por meio de uma desburocratizada interatividade complementar tudo quando já foi ministrado em salas de aula.

Aliás, salas de aula e livros impressos não sairão de moda tão cedo. Seria utópico imaginar o contrário. De qualquer modo, a rapidez da internet, a comodidade de estudar na hora que lhe convém, a possibilidade de repetir e recordar as lições ministradas, a facilidade de conectar ao conteúdo de um curso uma infinita quantidade de informações extras tornam o ensino pela web um meio muito atrativo de aprendizagem.

Até mesmo experts podem ter acesso a informações rápidas, seguras e sem nenhuma barreira de tempo ou de espaço. A experiência do e-learning é rica em conteúdos, habilita o profissional a lidar com situações novas assim como a pensar de forma mais abrangente e mais afinada com as necessidades do mundo atual. Tal como o saber e/ou a competitividade exigem.

Fundamental para que tudo isso funcione adequadamente é a interatividade (no mínimo, por e-mail). O aluno não pode ter a sensação de abandono ou de isolamento. Todas as suas dúvidas devem ser sanadas pelos coordenadores do curso. A comunicação é importante. Abelardo Barbosa (o velho guerreiro “Chacrinha”) já dizia: “Quem não se comunica se trumbica”. Hoje, quem não se comunica se exclui, se elimina.

O ensino pela internet ainda precisa ser aprendido no nosso País. Não substituirá o ensino ao vivo, nas salas de aula, todavia é o mais promissor complemento da aprendizagem tradicional. E tudo com a velocidade da internet.

Aliás, já se constatou que quando o aluno aprende fazendo (learning-doing) o nível de retenção é de 70%. Isso é impressionante porque numa sala de aula tradicional apenas 5% da informação é retida; a leitura chega a 10% e o (mero) treinamento pelo computador alcança 20% (cf. Heron A. Sâmara, Gazeta Mercantil de 11.9.01, p. A-2). É preciso enfrentar situações da vida real enquanto se aprende. Isso incrementa sobremaneira o conhecimento e a retenção do que se aprende.

De outro lado, já se comprovou empiricamente que o aluno não consegue ficar totalmente concentrado em uma sala de aula por mais de vinte minutos. No computador a concentração pode chegar até a uma hora e meia (cf. O Estado de S. Paulo de 6.5.02, p. I5). Isso se deve sobretudo ao processo de motivação, que é muito maior quando se trata do ensino à distância.

Do mesmo modo que nenhuma empresa de sucesso dispensa o e-learning para o treinamento de seus funcionários (e-training), nenhuma instituição de ensino de reputação pode prescindir desses novos meios de educação. Aliás, o comprometimento com o futuro dos seus alunos exige a criação de ambientes apropriados que lhes permitam saber mais, conhecer melhor, inovar e evoluir. Só assim podem (as instituições e os alunos) obter ganhos significativos no desempenho de suas atividades.

O êxito de toda organização de ensino na atualidade está direta e proporcionalmente correlacionado com sua atuação inteligente e adequada neste cenário complexo e desafiante da era globalizada informacional. De cada cem empresas (nos EUA) que existiam no princípio do século XX, apenas quinze alcançaram o século XXI. Na era da globalização competitiva esse número tende a ser menor. Logo, ou nos adaptamos todos (empresas, instituições de ensino, professores, alunos etc.) à nova era ou perecemos! A escolha fica por conta de cada um.

Nosso curso de Direito Penal on-line (cf. www.ielf.com.br) que está sendo lançado foi idealizado para atender os propósitos expostos. Como toda nova experiência, com certeza passará por muitos aprimoramentos. De qualquer maneira, aprender o que nos interessa e conquistar novos conhecimentos e habilidades pela via digital, ainda que com alguns tropeços, é muito melhor que ser um analógico excluído do mundo e do mercado de trabalho.

Luiz Flávio Gomes

é doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, mestre em Direito penal pela Faculdade de Direito da USP e diretor-presidente do IELF – Instituto de Ensino Jurídico Professor Luiz Flávio Gomes www.ielf.com.br. E-mail: falecom@luizflaviogomes.com.br.

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